A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PARA OS CEGOS

  • Maiara Tibola
  • Mafalda Nesi Francischett

Résumé

O presente artigo foi desenvolvido com intuito de repensar a qualidade do ensino e aprendizagem de Geografia para cegos no município de Francisco Beltrão - PR. A pesquisa é resultado de parte dos estudos realizados durante o mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, entre os anos de 2014 e 2015. O objetivo foi desenvolver atividades com uma estudante cega, que frequenta o 8º ano do ensino fundamental II. O processo de investigação foi realizado por meio de entrevista, e ao utilizar uma prancheta tátil para representar como se localizava no espaço geográfico por meio dos trajetos: casa até a escola; frente da escola até a sala de aula; na sala de aula e casa até o centro de Francisco Beltrão. Identificamos que ela não se localizava na sala de aula. Contudo, foi construída uma representação da sala de aula para mediar a compreensão de localização da estudante. Os resultados da pesquisa ratificam que as limitações dos estudantes cegos, podem ser superadas, desde que se realize o processo de interação dos sujeitos com o meio social, ao ter domínio da linguagem cartográfica e com a utilização de recursos didáticos táteis.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Maiara Tibola
Mestre em Geografia, na linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão/PR. Professora de Geografia da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), no município de Francisco Beltrão – PR
Mafalda Nesi Francischett
Professora de Graduação de Licenciatura em Geografia dos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão/PR.
Publiée
2017-12-07
Rubrique
Artigos