A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PARA OS CEGOS
Résumé
O presente artigo foi desenvolvido com intuito de repensar a qualidade do ensino e aprendizagem de Geografia para cegos no município de Francisco Beltrão - PR. A pesquisa é resultado de parte dos estudos realizados durante o mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, entre os anos de 2014 e 2015. O objetivo foi desenvolver atividades com uma estudante cega, que frequenta o 8º ano do ensino fundamental II. O processo de investigação foi realizado por meio de entrevista, e ao utilizar uma prancheta tátil para representar como se localizava no espaço geográfico por meio dos trajetos: casa até a escola; frente da escola até a sala de aula; na sala de aula e casa até o centro de Francisco Beltrão. Identificamos que ela não se localizava na sala de aula. Contudo, foi construída uma representação da sala de aula para mediar a compreensão de localização da estudante. Os resultados da pesquisa ratificam que as limitações dos estudantes cegos, podem ser superadas, desde que se realize o processo de interação dos sujeitos com o meio social, ao ter domínio da linguagem cartográfica e com a utilização de recursos didáticos táteis.