AS MUDANÇAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: ENTRE GOVERNOS AUTORITÁRIOS E DEMOCRÁTICOS

Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Sistema Educacional Brasileiro, Formação Escolar,

Resumo

Um dos problemas enfrentado pelo mercado de trabalho nacional no ato da contratação se refere à formação da classe trabalhadora. O mercado de trabalho, seletivo e competitivo, tem como parâmetro no momento de seleção dos trabalhadores a formação escolar básica, técnica ou superior. Assim, o artigo estuda a consolidação e as mudanças do sistema educacional brasileiro, por considerar que se a formação do trabalhador estiver em crise, o próprio mercado de trabalho estará prejudicado. Portanto, é a partir da década de 1930 que o governo federal procura efetivar uma política nacional de educação, pois até essa década, a responsabilidade da educação era dos Estados em criar suas próprias leis. Nesse período, surge também o debate intelectual entre duas correntes de educadores que propunham que a escola deveria fornecer uma educação geral sem distinção de regiões (urbano ou rural) ou uma educação específica a cada região do país, debate este que até hoje não foi resolvido. O presente artigo é resultado parcial de uma dissertação de mestrado, empregou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia. Os resultados obtidos evidenciaram que a educação brasileira está à mercê das mudanças de governo, que hora promove melhorias, hora cortes de verbas e retrocessos, refletindo assim na qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Aparecido Pires de Moraes Sobrinho
Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Especialista em Gestão Pública Municipal (UEM); Professor na Secretaria de Educação do Paraná, núcleo Maringá.
Maria das Graças de Lima
Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo; Pesquisadora e Professora titular na Universidade Estadual de Maringá atuando na graduação e na pós-graduação em Geografia
Publicado
2017-12-07
Seção
Artigos