IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SANEAMENTO AMBIENTAL ALTERNATIVO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE IRETAMA (PR)

  • Tiago Vinicius Silva Athaydes
  • Jefferson de Queiroz Crispim
  • Ana Paula Azevedo da Rocha
Palavras-chave: Saneamento rural, Agricultura familiar, Educação ambiental,

Resumo

Nas áreas rurais, especialmente naquelas com a presença da agricultura familiar, em lugares onde as famílias, geralmente, possuem renda e nível de instrução baixa, a situação do tratamento do esgoto é preocupante, pois na maioria dos casos ainda são usadas fossas negras e o resíduo estocado pode encontrar os lençóis freáticos ou contaminar rios, lagos e nascentes. Com a precariedade de saneamento básico, é indispensável a criação de tecnologias alternativas, principalmente para atender os pequenos agricultores, e contribuir com a preservação dos recursos hídricos. Considerando essas tecnologias, neste artigo discutimos a criação de estações de tratamento de esgoto no modelo de “Bacia de Evapotranspiração” (BET). Foram implantados e monitorados três sistemas, localizadas no município de Iretama, no interior do Paraná, e os resultados apontam para o envolvimento das famílias nas atividades de campo, por meio de trabalhos de educação ambiental, bem como a redução nos parâmetros da Demanda Química de Oxigênio (DQO) e da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), obedecendo às normas do Instituto Ambiental do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Vinicius Silva Athaydes
Licenciado em Geografia pela Unespar, Campus de Campo Mourão. Mestrando em Geografia pela Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Bolsista de Pós-graduação pela CAPES.
Jefferson de Queiroz Crispim
Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2007). Professor adjunto na Unespar, Campus de Campo Mourão. Coordenador do Laboratório de Pesquisa Geoambiental (LAPEGE).
Ana Paula Azevedo da Rocha
Licenciada em Geografia pela Unespar, Campus de Campo Mourão. Mestranda em Geografia pela Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon. Bolsista de Pós-graduação pela CAPES.
Publicado
2018-08-24
Seção
Artigos