ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIAS DE ENSINO E A FUNÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO

  • Anderson Wesley de Lima Souza Colégio Centro Educacional de Cianorte (CEC)
  • Ana Paula Azevedo da Rocha Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Resumo

No contexto atual do ambiente escolar, o processo de ensino apresenta uma série de desafios que decorrem do diferente perfil dos alunos que chegam à escola, da maior conexão desses alunos com a internet, seu desinteresse pelas aulas. O acesso à internet nem sempre é possível pela condição em que se encontram as escolas, então, o livro didático ganha destaque, por ser um recurso de amplo acesso. O trabalho buscou identificar a relevância do livro didático no ensino de Geografia, e para o desenvolvimento da pesquisa foram realizados levantamentos teóricos sobre o livro didático, enquanto recurso metodológico de ensino de Geografia, e sua função no ambiente escolar. Foi possível observar que o livro didático é um importante instrumento metodológico para o ensino de Geografia, tendo em vista que outros recursos, como as Geotecnologias, podem tornar-se inviáveis, dependendo da realidade social em que a escola está inserida, por exemplo, a falta de internet nas instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Wesley de Lima Souza, Colégio Centro Educacional de Cianorte (CEC)

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Colégio Centro Educacional de Cianorte (CEC).

Ana Paula Azevedo da Rocha, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Câmpus de Marechal Cândido Rondon. Docente da Secretaria Estadual de Educação (Seed) do Paraná.

Publicado
2020-04-01
Seção
Artigos