O SANTUÁRIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES – PR, COMO UMA PROPOSTA DE TURISMO PEDAGOGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Anne Karoline Pereira da Silva
  • Vanessa Maria Ludka Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumo

O turismo pedagógico vem se tornando uma importante ferramenta no ensino da Geografia. Desta forma, esta pesquisa objetivou enfatizar o turismo pedagógico como ferramenta para o ensino de Geografia, tendo como cenário o Santuário de São Miguel Arcanjo no município de Bandeirantes, estado do Paraná. Metodologicamente esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, no qual foi desenvolvida por meio de leituras bibliográficas, em livros, artigos científicos sobre o tema proposto, bem como, pesquisa documental disposto pela prefeitura municipal de Bandeirantes  e visitas ao santuário, com o intuito de obter informações e materiais para elaboração da proposta pedagógica no santuário de São Miguel Arcanjo, para tanto utilizou-se autores como: Ludka (2012); Garcia ( 2005) e Coriolano (1998), para a construção da pesquisa, buscando compreender as relações que se estabelecem e que definem a organização do espaço. Desta forma o turismo pedagógico se torna uma importante ferramenta no ensino da Geografia para estudar e compreender os fenômenos sociais, culturais que ocorrem no espaço e que transformam a paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Karoline Pereira da Silva

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Turismóloga. Licenciada em Geografia. Doutora em Geografia. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Publicado
2020-10-31
Seção
Artigos