MUNDO RURAL, MODO DE VIDA E AS MEMÓRIAS DO PROCESSO DE TRABALHO EM CASAS DE FARINHA

  • Marisa Oliveira Santos UESB
  • Ana Elizabeth Santos Alves UESB

Résumé

Esta comunicação tem como objetivo descrever o modo de vida e as memórias do processo de trabalho de homens e mulheres do campo, trabalhadores de farinheiras do Povoado do Peri Peri, situado no município de Belo Campo (BA), localidade que tradicionalmente se destaca pela presença de Casas de Farinha e da produção dos derivados de mandioca. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, mediante o uso de fontes bibliográficas e documentais, realização de observações e entrevistas com os trabalhadores, como também fotografias representativas do lugar. Dessa forma, a empiria buscou dialogar também com algumas contribuições teóricas, dentre essas, Thompson (1998; 1981), Kosik (1976) e Wanderley (2009). Verificou-se que o modo de vida sofre as influências e contribuições externas ao seu cotidiano e vem se alterando com o passar do tempo, mas resguarda, ainda, singularidades que lhe são próprias e advém do herdado de gerações anteriores que vem passando por intensas transformações alterando o trabalho e o modo de vida em comunidade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Marisa Oliveira Santos, UESB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade – PPGMLS/UESB. Membro do grupo de estudos História, Trabalho e Educação do Museu Pedagógico da UESB.

Ana Elizabeth Santos Alves, UESB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado em Educação pela Unicamp. Professora do PPGMLS/UESB. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História, Trabalho e Educação do Museu Pedagógico da UESB.

Publiée
2021-03-16
Rubrique
Artigos