AS EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA UEMG SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

  • Custódio Jovêncio Barbosa Filho UEMG
  • Elizete Oliveira de Andrade UEMG
  • Ítalo Mendes Delazari UEMG
  • Marcio Valeriano da Silva Junior UEMG

Resumo

Este estudo tem como objetivo central investigar a atuação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) sobre as experiências de projetos de extensão e pesquisa que versam sobre a Educação do Campo e seus impactos em cidades com baixa densidade demográfica no estado de Minas Gerais. No processo de investigação buscou-se por meio de uma análise dos projetos de pesquisa e extensão que participaram dos Editais do PAPq e PAEx nos anos de 2017 a 2018. A aproximação sob os aspectos teóricos e metodológicos do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg nos proporcionou, por meio dos indícios, evidências, marcas e sinais, inferir que apesar dos avanços nas propostas de projetos de pesquisa e extensão por meios dos programas de fomentos, há ainda, a necessidade de a Universidade buscar mais intensamente participar da vida orgânica dos sujeitos que compõem os espaços do campesinato, e articular melhor suas relações com os sujeitos das pequenas cidades mineiras, ampliando suas condições de parcerias no processo de formação desses sujeitos que habitam os territórios do campo e da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Custódio Jovêncio Barbosa Filho, UEMG

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Carangola (UEMG/Carangola).

Elizete Oliveira de Andrade, UEMG

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Carangola (UEMG/Carangola).

Ítalo Mendes Delazari, UEMG

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ubá, (UEMG/Ubá).

Marcio Valeriano da Silva Junior, UEMG

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ubá.

Publicado
2021-03-16
Seção
Artigos