AS EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA UEMG SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

  • Custódio Jovêncio Barbosa Filho UEMG
  • Elizete Oliveira de Andrade UEMG
  • Ítalo Mendes Delazari UEMG
  • Marcio Valeriano da Silva Junior UEMG

Resumen

Este estudo tem como objetivo central investigar a atuação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) sobre as experiências de projetos de extensão e pesquisa que versam sobre a Educação do Campo e seus impactos em cidades com baixa densidade demográfica no estado de Minas Gerais. No processo de investigação buscou-se por meio de uma análise dos projetos de pesquisa e extensão que participaram dos Editais do PAPq e PAEx nos anos de 2017 a 2018. A aproximação sob os aspectos teóricos e metodológicos do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg nos proporcionou, por meio dos indícios, evidências, marcas e sinais, inferir que apesar dos avanços nas propostas de projetos de pesquisa e extensão por meios dos programas de fomentos, há ainda, a necessidade de a Universidade buscar mais intensamente participar da vida orgânica dos sujeitos que compõem os espaços do campesinato, e articular melhor suas relações com os sujeitos das pequenas cidades mineiras, ampliando suas condições de parcerias no processo de formação desses sujeitos que habitam os territórios do campo e da cidade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Custódio Jovêncio Barbosa Filho, UEMG

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Carangola (UEMG/Carangola).

Elizete Oliveira de Andrade, UEMG

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Carangola (UEMG/Carangola).

Ítalo Mendes Delazari, UEMG

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ubá, (UEMG/Ubá).

Marcio Valeriano da Silva Junior, UEMG

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ubá.

Publicado
2021-03-16
Sección
Artigos