GERAÇÃO Z - DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Resumo
Pensando sociedade de consumo, educação escolar, ensino de Geografia e sustentabilidade, este trabalho traz uma discussão sobre a importância da formação das novas gerações para um mundo mais sustentável. Nascida na era digital, a Geração Z possui acesso a uma vasta quantidade de informações a uma velocidade muito elevada e é vista com grande potencial a ser explorado pelo mercado voltado ao consumo. Diante disso, esse artigo tem o objetivo de discutir e reforçar a importância de uma educação escolar voltada para a sustentabilidade para que o educando possa refletir sobre sua posição e seu comportamento na sociedade, possibilitando uma mudança de postura. Para tanto, o texto expressa um conjunto de experiências didáticas aplicadas em duas escolas, uma pública e outra privada. A reflexão sobre elas, sob o ponto de vista da Geografia, foi embasada na literatura sobre sociedade de consumo, educação ambiental e para a sustentabilidade e Geração Z. Foi analisado um grupo com 247 alunos, de 9º ano de Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Entre os resultados apresentados, pode-se concluir que há um longo caminho a ser percorrido quando se trata de educação ambiental e educação para a sustentabilidade nos casos estudados.