A SITUAÇÃO DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DE BELO HORIZONTE: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA
Abstract
A presente pesquisa apresenta uma análise da distribuição espacial das instituições que oferecem o Ensino de Jovens e Adultos, analisando a eficiência das políticas públicas em garantir a educação para os indivíduos que não tiveram acesso na idade correta. Constitui uma contribuição ao desenvolvimento de políticas públicas devido a análise não apenas de números, mas uma análise da variação desses números no espaço. A partir da análise espacial conjunta da localização das instituições atráves da técnica de densidade de Kernell e as informações referentes ao percentual de analfabetismo nas Unidades de Desenvolvimento Humano (unidade espacial de análise do Atlas de Desenvolvimento Humano da RMBH) de Belo Horizonte, foi possível observar a ação do Estado na oferta desse serviço e como a população utiliza do mesmo. Também faz parte do trabalho a aplicação da correlação de Pearson entre variáveis que permitem verificar a importância para a população que o EJA pode oferecer. O Ensino de Jovens e Adultos de Belo Horizonte possui grandes avanços, mas ainda é uma política pública que deve ser melhorada, ampliando a rede e a qualidade de ensino para os usuários.