EDITORIAL

  • Jaqueline Telma Vercezi UEM
  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes UEM/UENP

Abstract

Prezado (a) leitor (a).

 

Chegamos ao segundo número do quinto volume da Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Nesta edição, buscamos apresentar novos debates, de diferentes áreas, acerca do espaço geográfico, e debates epistemológicos e metodológicos, com novos vieses e pressupostos. Nesse sentido, os oito artigos que compõem o número derivam de diversas realidades, de reflexões teóricas e de importantes contribuições para a ciência geográfica.

Além da realidade de diferentes regiões paranaenses, como Maringá, Guarapuava, Toledo e Coronel Vivida, apresentam-se estudos (i) do “território dividido” das “gêmeas do Iguaçu” (Porto União, em Santa Catarina, e União da Vitória, no Paraná) e (ii) da região Central do Estado do Rio Grande do Sul.

No primeiro artigo, Araújo discorre acerca da espacialidade nos conceitos-chave do pensamento geográfico. Nesse sentido, ele busca dissertar e debater sobre as principais características desses conceitos, tendo cada qual uma especificidade em sua espacialidade tanto enquanto aporte teórico como aplicação metodológica, no pensamento geográfico.

Na sequência, Dias-Oliveira e Vestena promovem um diagnóstico ambiental preliminar da Bacia do Rio Cascavel (BRC), em Guarapuava, na região Centro-Sul do interior paranaense, por meio da interação de diferentes elementos naturais, como o clima, o solo, a geologia, o relevo, a hidrografia e a vegetação, e de uso e ocupação da terra.

No terceiro artigo, Stasiak apresenta uma análise dos estabelecimentos agroecológicos e suas diferentes territorialidades em relação à organização, produção e comercialização nos seus respectivos estabelecimentos. Para tal, utilizou como recorte espacial o município de Coronel Vivida, localizado no interior do Paraná.

Depois, Deffune e Lima avançam em questões epistemológicas da ciência geográfica e aspectos da história das ciências que produzem efeitos na Escola e na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Assim, propõem, para muito além de uma analogia, a escola como um mapa e a Geografia, disciplina, como um território.

No quinto artigo da Revista Geoingá, Peluchen, Ludka e Fraga transitam pelo território de Porto União da Vitória, desde as florestas de araucária até o “território dividido”, em Porto União (SC) e União da Vitória (PR), uma mancha urbana de aproximadamente oitenta mil habitantes, com resquícios do Contestado.

Barros e Albertin promovem um diagnóstico qualiquantitativo da arborização viária, a partir do Street View, no sexto artigo. Para isso, os autores utilizaram a Avenida Euclides da Cunha, em Maringá, Norte do Paraná. Nas cidades, o diagnóstico da arborização é importante para a gestão pública municipal e os autores apresentam uma nova ferramenta de análise.

No sétimo artigo, Xavier e Endlich analisam a microrregião de Toledo, Estado do Paraná, focalizando a questão dos royalties pagos aos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu. Assim, analisam as intensas transformações de ordem física e socioeconômica acerca da realidade dessa região frente aos fatores que geraram os royalties e suas aplicações.

No oitavo e último artigo, Redin aborda o trabalho na roça e a organização da produção da família rural na região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Ele verificou a dissonância entre o tradicional (saberes geracionais) e o moderno (tecnológico) e identificou a autodesvalorização do trabalho agrícola, em comparação ao estilo de vida urbana.

Portanto, almejamos que este número da Revista Geoingá possibilite reflexões e inquietações acerca das diferentes perspectivas acerca do espaço geográfico.

 

 

Boa leitura!

COMISSÃO EDITORIAL

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaqueline Telma Vercezi, UEM
Professora Doutora do Depto de Geografia da Universidade Estadual de Maringá.
Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, UEM/UENP

Doutorando em Geografia pela UEM.
Professor do Depto de Geografia da UENP.
Editor da Revista Geoingá.

Published
2014-03-13
Section
Editorial