A GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO E MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS - APLICAÇÃO DO MÉTODO DACUM

  • Glaucia Deffune Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Maria das Graças de Lima Universidade Estadual de Maringá

Résumé

Pensar o processo ensino-aprendizagem, após a definição de atividades que privilegiem habilidades e competências geográficas dos alunos de 5ª à 8ª séries e ensino médio, é a proposta deste artigo. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de professores da Educação Básica, Ensino Superior, e, egressos do curso de Licenciatura em Geografia da UEM. Verificou-se que a ausência de uma atitude crítica em relação ao processo educacional inviabiliza a adoção de métodos que auxiliem no dimensionamento estratégico do processo ensino-aprendizagem. Adotou-se o método DACUM para darmos início às discussões no âmbito do ensino de Geografia mais próximo da realidade e cotidiano do aluno, e na resolução de problemas que se manifestem na prática da sala de aula.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Glaucia Deffune, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Departamento de Geografia - UEM; Área de Ensino de Geografia
Maria das Graças de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Geografia, UEM.

Área de Ensino de Geografia

Publiée
2011-12-15
Rubrique
Artigos