A POBREZA URBANA NO PERÍODO ATUAL E A RECONFIGURAÇÃO DO CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA

  • Valéria Barreiro Postali Universidade Estadual de Maringá
  • Cesar Miranda Mendes Universidade Estadual de Maringá

Résumé

As transformações econômicas ocorridas recentemente no Brasil possibilitaram a expansão do consumo pela população de baixa renda. Neste contexto, os dois circuitos da economia urbana, sobretudo o circuito inferior, tem-se reconfigurado, sendo que tal reconfiguração expressa-se principalmente através de suas dinâmicas e de sua expansão. A esse respeito Baumann (2008) menciona que estaríamos vivendo em uma “sociedade de consumidores”, já Ballesteros e Carreras (2006) são ainda mais categóricos e afirmam que o consumo constitui-se atualmente na perspectiva mais importante a partir da qual se deve entender a diferenciação das classes sociais, postergando a explicação clássica relativa à propriedade dos meios de produção. A expansão do consumo encontra-se diretamente relacionada ao avanço da creditização da sociedade, ou seja, o acesso aos cartões de crédito, débito e de lojas encontra-se em franco crescimento. Entretanto, concomitante a essa expansão do consumo tem-se presenciado o avanço do endividamento e da inadimplência da população. Com base nestas considerações, o presente trabalho realiza uma análise das transformações políticas e econômicas que possibilitaram a expansão do consumo pela população, sobretudo a de baixa renda, bem como nas consequências deste consumo exacerbado. O arcabouço teórico das análises realizadas encontra-se fundamentado em autores que discutem a temática em questão.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Valéria Barreiro Postali, Universidade Estadual de Maringá
Professora Colaboradora do Departamento de Geografia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM); doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE/UEM); membro do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM) e Grupo de Estudos Urbanos da FECILCAM (GEURF/FECILCAM).
Cesar Miranda Mendes, Universidade Estadual de Maringá
Professor Adjunto do Departamento de Geografia (DGE) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM); coordenador do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR/UEM).
Publiée
2012-12-21
Rubrique
Artigos