TERRITÓRIOS TRADICIONALMENTE OCUPADOS: UM RETRATO DO ENTORNO QUILOMBOLA DO PARQUE ESTADUAL DAS LAURACEAS NO VALE DO RIBEIRA-PR

  • Jandaira dos Santos Moscal Universidade Estadual de Ponta Grossa

Résumé

Este artigo apresenta uma perspectiva do cenário socioterritorial do entorno do Parque Estadual das Lauraceas, tradicionalmente ocupado por seis comunidades quilombolas e composto atualmente por diferentes grupos sociais. A criação do Parque, em 1979, forçou uma mudança na dinâmica da organização socioespacial e da relação das comunidades com ambiente vivido, através da introdução de novos atores no território historicamente habitado. Com o atual fortalecimento político-identitário dos quilombolas como sujeitos ativos no processo de apropriação do território e estabelecimento de seus direitos constitucionais, o entorno do Parque passa a ganhar possibilidades de novos contornos sociais, políticos e territoriais. Neste sentido, o escopo do presente artigo é reunir reflexões teóricas e empíricas que permeiam a questão quilombola, especialmente nos conflitos territoriais com diferentes grupos sociais e unidades de conservação. Com isso, destaca-se as discussões acerca das construções teóricas da ressemantização do conceito de quilombo e do conceito de território percebido como processo de inclusão a lógica de Estado desses novos sujeitos políticos. O retrato aqui traçado sugere um cenário conflituoso, com interesses difusos e implícitos, o qual necessita ser aprofundado e debatido, sobretudo para a contribuição na integração das políticas públicas agrária e ambiental.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Jandaira dos Santos Moscal, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Especialista em Análise Ambiental pela mesma Universidade (2012). Atualmente, é Mestranda em Geografia – Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Publiée
2015-10-18
Rubrique
Artigos