ESTIMATIVA DA DEFICIÊNCIA E EXCEDENTE HÍDRICO ANUAL E SAZONAL NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO PARANAPANEMA III, IV E PIRAPÓ-PR

  • Juliana Fontini de Souza
  • Hélio Silveira

Résumé

O Balanço Hídrico é uma etapa do ciclo hidrológico que tem por finalidade avaliar a disponibilidade dos recursos hídricos de uma região para planejamento e manejo desse recurso ou atender requisitos específicos da agronomia ou de ciências afins. O objetivo do presente trabalho foi calcular o excedente e a deficiência hídrica nas bacias hidrográficas do Paranapanema III, IV e do Pirapó, segundo o balanço hídrico de Thornthwaite e Mather (1955), com o auxílio do aplicativo de computador desenvolvido por Sentelhas et al. (1999). Para isso foram levantados dados de temperatura e precipitação pluviométrica no período de 1976 a 2014. Os dados de temperaturas entre 1976 a 2010 foram obtidos do banco de dados da UDEL (University of Delaware) Air Temperatura and Precipitation. Disponível em: http://www.esrl.noaa.gov/psd/data/gridded/data. UDel_AirT_Precip.html, e entre 2011 a 2014, as temperaturas foram adquiridas de cinco estações meteorológicas pertencentes ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), e para os postos pluviométricos pertencentes ao Instituto das Águas do Paraná que não apresentavam temperaturas, realizaram-se as estimativas segundo a metodologia de Ometto (1981). Aplicou-se o balanço hídrico para as escalas anuais e sazonais. Os resultados dos excedentes e das deficiências hídricas foram apresentados por meio de mapas elaborados no programa ArcGis 10.2. Eles mostraram que a distribuição das chuvas está fortemente condicionada a dinâmica atmosférica regional e configuração do relevo, ou seja, as áreas que receberam mais chuvas registraram maiores excedentes hídricos e encontram-se nas maiores cotas altimétricas. As áreas que possuem as menores cotas altimétricas receberam menores volumes e por isso estão mais sujeitas a risco de seca, apresentando os maiores valores de déficits, e esse comportamento se aplicou para todos os anos e para todas as escalas de análise.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Juliana Fontini de Souza
Licenciada em Geografia pela Faculdades Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM.
Hélio Silveira
Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Geografia e Doutor em Geociências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM.
Publiée
2017-03-23
Rubrique
Artigos