O ENSINO DA GEOGRAFIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DO CAMPO

  • Estela Schmitt Rede Estadual da Educação do Estado do Paraná

Résumé

Neste estudo, buscamos identificar os principais conteúdos de Geografia em que a Educação Ambiental é trabalhada nas Escolas do Campo pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão e abordar as especificidades do conhecimento/ conteúdo geográfico, bem como a metodologia usada na prática pedagógica dos professores com olhar socioambiental. Tanto as Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental do Paraná, como as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo e as Diretrizes Curriculares da disciplina de Geografia trazem a perspectiva de uma prática pedagógica direcionada para as questões socioambientais. Para verificação de como os professores trabalham e em quais conteúdos de Geografia enfocam a Educação Ambiental a relacionando com a realidade do Campo entrevistamos no ano de 2016 (período em que desenvolvemos a pesquisa para o mestrado em Geografia na UNIOESTE de Francisco Beltrão-PR), cinco professores da disciplina escolhidos de forma aleatória e usamos questionário destinado a 120 professores dos municípios que compõem o Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão – PR que trabalham nessas Escolas do Campo. Concluímos que não se pode pensar em mudar a Escola do Campo apenas teoricamente no Projeto Político Pedagógico, mas sim, tanto a escola como o professor, precisam ter clareza na opção político-pedagógica que referencia os seus saberes e práticas educativas. Prática capaz de instrumentalizar o aluno para conhecer o lugar onde vive, de modo a identificar potenciais de mudança e interferir na dinâmica globalizante das problemáticas ambientais. Entendemos que a formação política pedagógica do professor se apresenta em sua intencionalidade e finalidade e é o que caracteriza decisivamente sua práxis.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Estela Schmitt, Rede Estadual da Educação do Estado do Paraná

Bacharela e Licenciada em Geografia, Bacharela em Teologia e Graduada em Pedagogia com Especialização em Metodologia de Ensino, Supervisão Escolar, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Especial e em Geografia. Mestrado em Geografia. Atualmente, leciona na Rede Estadual da Educação do Paraná. 

Publiée
2020-12-11
Rubrique
Artigos