CONDIÇÕES DE SANEAMENTO E QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE MUNICÍPIOS DO OESTE DA BAHIA (BR)

Resumo

O acesso à água potável e os serviços de saneamento básico apresentam relevância social e epidemiológica para a compreensão das relações entre ambiente e saúde pública. Este trabalho teve como objetivo investigar os aspectos do saneamento básico como variáveis explicativas da qualidade da água subterrânea e das condições sociais de saúde dos municípios de Bom Jesus da Lapa, São Félix do Coribe e Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, Brasil. Pautou-se em abordagem interdisciplinar da qualidade ambiental das águas, contando a análise espacial de indicadores do saneamento, de saúde e de potabilidade (nitrato). A análise da qualidade da água subterrânea integrou os dados das pesquisas de Gonçalves (2014) e Gonçalves et al. (2018) e do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas – SIAGAS (CPRM). O resultado da análise espacial dos indicadores sociais de saúde e de saneamento indicaram iniquidades na oferta dos serviços de saneamento nos municípios estudados, revelando um perfil de desigualdades de acesso aos serviços públicos. As restrições locais de potabilidade da água para o nitrato foram mais expressivas em Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, devido às falhas no esgotamento sanitário, cuja poluição da água subterrânea representa um desafio aos planejadores dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Souza Batista, SEDUC-Camaçari (BA)

Geógrafo. Mestre em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos. Geoquímica das Interfaces (UFBA). pós graduado em  Gestão e auditoria ambiental. Docente de Geografia SEDUC Camaçari Bahia.

Antônio Bomfim da Silva Ramos Junior, UEFS

Doutor em Geologia (UFBA), Docente do curso de Graduação em Agronomia (UEFS), grupos Geoquímica das Interfaces (UFBA) e ECOSIMPA (UFRB).

Manoel Jerônimo Moreira Cruz, UFBA

Geólogo. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), PPG Geologia e PPG Geoquímica do Petróleo e Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Grupo de Pesquisa Geoquímica das Interfaces (UFBA).

Rodrigo Alves Santos

Geógrafo. Doutor em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos. Geoquímica das Interfaces (UFBA).

Publicado
2021-03-16
Seção
Artigos