METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO NÚCLEO REGIONAL DE ENSINO DE IVAIPORÃ, PR?
Resumo
Discute-se, neste artigo, o processo de assimilação de metodologias de ensino na formação inicial de professores de Geografia e seus reflexos na prática pedagógica, com foco no desenvolvimento de metodologias ativas. Para alcançar esse objetivo, além da pesquisa bibliográfica, em que se buscou caracterizar os princípios fundamentais desse tipo de metodologia, analisaram-se, de acordo com a metodologia de análise de conteúdo, informações coletadas a partir da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com seis professoras que lecionam Geografia no Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, PR. Verificou-se que, embora não tenham sido suficientemente contemplados em seu processo formativo inicial, as professoras têm procurado utilizar esse tipo de metodologia, no intuito de aproximar os conteúdos geográficos dos reais problemas enfrentados pelos alunos no cotidiano. Entre as metodologias citadas pelos professores, destacam-se a “resolução de problemas”, os “trabalhos de campo”, “o trabalho em pares” e a “sala de aula invertida”.
Palavras-chave: Formação inicial. Professor de geografia. Metodologias ativas.