O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FÁBIO ARARIPE GOULART, ILHÉUS-BA: A PEDAGOGIA DA AUSÊNCIA

  • Rita Maria Lima Matos UESC
  • Maria Cristina Rangel UESC
  • Guilherme da Silva Caspar UESC
Palavras-chave: Relações Étnico-Raciais, Ensino de Geografia, Pedagogia do silêncio

Resumo

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para a Geografia - Ensino Médio - é recomendado que os professores trabalhem com as contradições e conflitos existentes no mundo. Entretanto, pouco se trabalha em sala de aula a geografia das relações étnico-raciais - o lugar dos afrodescendentes no trabalho, cidade, escola, universidade, parlamento, entre outros. Há assim uma tentativa de alisamento das contradições entre o discurso da "democracia racial" e a prática-ação do preconceito e discriminação. Neste sentido foi criada a lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que solicita a inclusão no currículo oficial a temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, como tentativa de problematizar o que foi omitido pelas instituições de ensino. A primeira versão da referida lei é de 2003, o que nos levou a questionar como está se dando sua implementação em uma escola pública. Para isto, elegeu-se o Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, situado no bairro Teotônio Vilela, na cidade de Ilhéus-BA, a disciplina de Geografia e o terceiro ano do ensino médio, para efetuar a investigação. Os percursos metodológicos utilizados foram: a) entrevistas com a direção da escola, coordenação pedagógica, professor de geografia e 75 alunos; b) análise do Projeto Político Pedagógico e do livro didático adotado pela escola; c) pesquisa bibliográfica e atividade de atribuições de valores às imagens fotográficas de homens e mulheres com aspectos fisionômicos diferentes. Descobriu-se que a discussão sobre as questões étnico-raciais estava profundamente submersa nos documentos e práticas pedagógicas, mas muito presente na percepção dos sujeitos desta pesquisa ao correlacionar valores positivos principalmente às imagens fotográficas dos brancos.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Maria Lima Matos, UESC
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com Especialização em Educação e Relações Étnico-raciais (UESC) e professora da rede de ensino básico do Estado da Bahia.
Maria Cristina Rangel, UESC

Doutoranda no Programa de Pós-Graducação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, professora do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

 

Guilherme da Silva Caspar, UESC
Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Publicado
2011-04-29
Seção
Artigos