CONDIÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE, SANEAMENTO E QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE ITAPARICA E VERA CRUZ, REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, BAHIA (BR)

Résumé

As alterações da qualidade das águas continentais e costeiras trazem prejuízos à saúde pública e aos usos econômicos e culturais da natureza. Este trabalho pretendeu investigar as condições sociais de saúde e de saneamento básico da população como variáveis explicativas da qualidade das águas subterrâneas dos municípios de Vera Cruz e Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador - RMS, Bahia, Brasil. Apresenta uma abordagem interdisciplinar da qualidade ambiental das águas, contando com a análise dos serviços de saneamento e dos indicadores sociais de saúde. A análise da qualidade da água subterrânea integrou os dados das pesquisas de Carvalho (2008), Pereira (2009) e do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas – SIAGAS (CPRM). O uso do espaço como categoria de análise, no tocante aos indicadores ambientais, de saneamento e sociais de saúde, revelou não haver equidade de condições dos serviços públicos na RMS, desvelando as desigualdades intrametropolitana, cabendo atenção do poder público nas relações entre ambiente e saúde pública. Os teores de nitrato indicaram restrição de potabilidade para 68% das amostras em Itaparica e de 75% das amostras em Vera Cruz, cuja poluição da água demanda soluções dos planejadores dos recursos hídricos, saneamento e saúde, devendo ser melhor compreendida.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Manuel Vitor Portugal Gonçalves, UCSAL

Biólogo. Doutor em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do PPG Território, Ambiente e Sociedade da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Grupo de Pesquisa Geoquímica das Interfaces (UFBA).

Rodrigo Alves Santos

Geógrafo. Doutor em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos. Geoquímica das Interfaces (UFBA).

Manoel Jerônimo Moreira Cruz, UFBA

Geólogo. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), PPG Geologia e PPG Geoquímica do Petróleo e Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Grupo de Pesquisa Geoquímica das Interfaces (UFBA).

Débora Carol Luz da Porciúncula, UCSAL

Geógrafa. Doutora em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (UCSAL). Professora do PPG Território, Ambiente e Sociedade (UCSAL), Bolsista PNPD/CAPES, Grupo Desenvolvimento, Sociedade e Natureza (UCSAL).

Publiée
2021-03-16
Rubrique
Artigos