CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO CAMPO E CIDADE

  • Valéria Rodrigues Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Résumé

No âmbito da Geografia, apresentamos neste texto uma das categorias de conhecimentos docentes proposta por Shulman (1986; 1989; 2014) denominada “Conhecimento do Conteúdo”. O valor do conteúdo disciplinar e a ação pedagógica do professor representam aspectos estimados por esse pesquisador e resultaram, entre outras proposições, na identificação de categorias de conhecimento: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico geral; conhecimento do currículo; conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento dos alunos e de suas características; conhecimento de contextos educacionais; conhecimento dos fins, propósitos e valores da educação. Desse modo, expomos parte das reflexões do estudo realizado sobre os conhecimentos do professor de Geografia referente ao conteúdo campo e cidade. Os sujeitos da pesquisa envolveram quatro profissionais experientes, licenciados no curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, MS, em exercício em escola pública local, Três Lagoas, MS, e em municípios próximos, em Pereira Barreto e Castilho, ambos no estado de São Paulo. Por meio de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, coleta de dados, análise de resultados à luz dos referenciais teóricos, buscamos compreender os conhecimentos docentes e realçar a função central do conteúdo geográfico.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Valéria Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Doutora do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas. Líder do Grupo de Pesquisa EFORGEO- Estudos de Formação docente, Ensino e Produção do Conhecimento Geográfico.

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor Doutor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publiée
2021-08-03
Rubrique
Artigos