O CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo fomentar e analisar a importância dos recursos ou procedimentos atinentes às pesquisas de campo, os questionários/formulários e as entrevistas. Veremos que apesar da semelhança existente esses instrumentos, eles apresentam diferenças de elaboração e finalidade. Dado que cada qual possui sua singularidade e, assim, serão utilizados na pesquisa em andamento enquanto dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Maringá a qual se propõe a investigar empecilhos/dificuldades de realização e contribuições encontradas ao pensar e realizar uma aula de campo no curso de graduação, enquanto procedimento didático para a formação de professores ou bacharéis na área de Geografia. O questionário/formulário, na pesquisa em realização, tem o objetivo de responder questões diversas, relacionadas às experiências realizadas por graduandos e docentes, incluindo as impactações no uso desse recurso metodológico de ensino nas universidades. Já as entrevistas serão utilizadas na pesquisa para oportunizar complementações necessárias relacionadas com as hipóteses/problemáticas levantadas pelo autor. hipótese da perpetuação destes por meio de mecanismos agora alheios ao município.