ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I – CONHECIMENTO X PRÁTICA

  • Danieli Cristina Cassuli UNIGUAÇU - FAESI
  • Raniere Garcia Paiva
Palavras-chave: Alfabetização Cartográfica, Cartografia Escolar, Geografia

Resumo

Remete-se a Geografia enquanto disciplina escolar realizar a alfabetização cartográfica necessária para a leitura e interpretação dos mapas por parte dos alunos. Objetiva-se verificar o conhecimento cartográfico construído ao longo do Ensino Fundamental I e utilizando atividades baseadas na cartografia escolar, elucidar os conhecimentos cartográficos necessários para a produção de mapas. Foi possível verificar que torna-se um grande desafio para os professores trabalhar com a grande diversidade apresentada pelos alunos, já que este processo também se desenvolve a partir das relações estabelecidas entre os alunos e seu meio. Além disto, existem divergências e dificuldades dentro deste processo, que vão desde a falta de conhecimento por parte do docente, até a utilização incorreta dos mapas em relação à idade do aluno e ao fim escolar, deste modo, os alunos possuem conhecimentos sobre cartografia, porém, de forma pouco sistematizada. A cartografia escolar mostra-se como eficiente auxilio no processo de alfabetização cartográfica, pois, viabiliza uma interface entre a Cartografia, a Geografia e a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-25
Seção
Artigos