AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE EM FACULDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Priscila Moreira Corrêa Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
  • Eduardo José Manzini Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
Palavras-chave: Educação Especial, Acessibilidade, Faculdade.

Resumo

A acessibilidade das Instituições de Ensino Superior é um dos diversos fatores com os quais essas instituições devem se preocupar para garantir o acesso e a permanência do aluno com deficiência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as condições de acessibilidade de oito faculdades de uma instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo que possuíam alunos com deficiência matriculados. Essa análise foi realizada a partir do estabelecimento de uma rota, que se iniciava no portão de entrada de cada faculdade e terminava na sala de aula do aluno com deficiência. Nessa rota, foram avaliados os elementos presentes, como o portão de entrada dos alunos, o tipo de acesso, as passarelas, os bebedouros, os banheiros, as portas das salas de aulas, as carteiras, dentre outros. Os resultados encontrados demonstraram que as faculdades analisadas possuem tanto elementos que favoreciam o acesso de todos os alunos nessa rota como elementos que dificultavam o seu acesso. Acredita-se que, com essa avaliação, os gestores dessas faculdades poderão realizar alterações nos elementos analisados ou inserir elementos novos para que as barreiras arquitetônicas identificadas sejam amenizadas ou diminuídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Moreira Corrêa, Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília. O título dessa pesquisa é: Acessibilidade no Ensino Superior: instrumento para avaliação, satisfação dos alunos com deficiência e percepção de coordenadores de cursos. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília. Formada em Pedagogia - Professora do Ensino Fundamental (séries iniciais) e com Habilitação em Deficiência Física e Deficiência Mental pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília. Participa de projetos vinculado à área da Educação Especial e publicou artigos em revista científica, trabalhos completos e resumos expandidos em anais de eventos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, acessibilidade, ensino do deficiente e metodologia de pesquisa em educação especial. Participou de bancas e orientou trabalhos de conclusão de curso (graduação).
Eduardo José Manzini, Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1989), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995), livre-docente em educação pela Unesp de Marília (2008), e encontra-se desenvolvendo Pós-doutorado na UERJ (2013). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, educação especial, comunicação alternativa, acessibilidade e deficiencia fisica. É lider do Grupo de Pesquisa "Deficiências Físicas e Sensoriais" CNPq/97. É editor da Revista Brasileira de Educação Especial.
Publicado
2014-12-22
Seção
Artigos