AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE EM FACULDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Educação Especial, Acessibilidade, Faculdade.
Resumo
A acessibilidade das Instituições de Ensino Superior é um dos diversos fatores com os quais essas instituições devem se preocupar para garantir o acesso e a permanência do aluno com deficiência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as condições de acessibilidade de oito faculdades de uma instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo que possuíam alunos com deficiência matriculados. Essa análise foi realizada a partir do estabelecimento de uma rota, que se iniciava no portão de entrada de cada faculdade e terminava na sala de aula do aluno com deficiência. Nessa rota, foram avaliados os elementos presentes, como o portão de entrada dos alunos, o tipo de acesso, as passarelas, os bebedouros, os banheiros, as portas das salas de aulas, as carteiras, dentre outros. Os resultados encontrados demonstraram que as faculdades analisadas possuem tanto elementos que favoreciam o acesso de todos os alunos nessa rota como elementos que dificultavam o seu acesso. Acredita-se que, com essa avaliação, os gestores dessas faculdades poderão realizar alterações nos elementos analisados ou inserir elementos novos para que as barreiras arquitetônicas identificadas sejam amenizadas ou diminuídas.Downloads
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