ASSESSMENT OF ACCESSIBILITY IN PUBLIC COLLEGES OF SAO PAULO

  • Priscila Moreira Corrêa Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
  • Eduardo José Manzini Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
Keywords: Special Education, Accessibility, College.

Abstract

The accessibility in Higher Education Institutions is one of several factors with which these institutions must worry to ensure access and stay of the student with disability. Thus, the aim of this paper was to investigate the accessibility conditions of eight colleges of a Higher Education institute in São Paulo State, that had students with disabilities regularly enrolled. This analysis was based on the establishment of a route, which started at the entrance gate of each college and ended at classroom of students with disabilities. In this route were assessed the elements present, as the entrance gate of the students, the type of access, the walkways, the fountains, the bathroom, the doors of the classrooms, portfolios, among others. The results showed that colleges have elements to promote access for all students on that route as elements that hinder their access. It is believed that this assessment with the director of these colleges can make changes in the analyzed elements or insert new elements to the architectural barriers identified are ameliorated or reduced.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila Moreira Corrêa, Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília. O título dessa pesquisa é: Acessibilidade no Ensino Superior: instrumento para avaliação, satisfação dos alunos com deficiência e percepção de coordenadores de cursos. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília. Formada em Pedagogia - Professora do Ensino Fundamental (séries iniciais) e com Habilitação em Deficiência Física e Deficiência Mental pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília. Participa de projetos vinculado à área da Educação Especial e publicou artigos em revista científica, trabalhos completos e resumos expandidos em anais de eventos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, acessibilidade, ensino do deficiente e metodologia de pesquisa em educação especial. Participou de bancas e orientou trabalhos de conclusão de curso (graduação).
Eduardo José Manzini, Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marília
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1989), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995), livre-docente em educação pela Unesp de Marília (2008), e encontra-se desenvolvendo Pós-doutorado na UERJ (2013). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, educação especial, comunicação alternativa, acessibilidade e deficiencia fisica. É lider do Grupo de Pesquisa "Deficiências Físicas e Sensoriais" CNPq/97. É editor da Revista Brasileira de Educação Especial.
Published
2014-12-22
Section
Artigos