A TERRITORIALIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PODER DURANTE A CRIAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DAS VÁRZEAS DO RIO IVINHEMA-MS-BRASIL

  • Débora Cristina Macorini Ocon UEM/UNICENTRO
  • Márcia da Silva UNICENTRO/UEM
Palavras-chave: Grupos de Poder, Território, Territorialidade, Unidades de Conservação

Resumo

Esse trabalho de pesquisa está vinculado às reflexões realizadas na pesquisa de doutoramento desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), área de concentração de Produção do Espaço e Dinâmicas Territoriais. Centra-se na problemática de que o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema/PEVRI, localizado em Mato Grosso do Sul foi terrritorializado por relações de poder e interesses externos ao local, que ao ser criado territorializa relações políticas, ideológicas e econômicas anteriormente inexistentes ao local. Para compreender a dinâmica de territorialização dos Grupos de poder durante a criação do PEVRI, foi necessária a realização de procedimentos metodológicos, tais como: revisão bibliográfica, com leituras e fichamento de obras sobre a temática, levantamento de dados primário (entrevistas informais (não estruturadas) e entrevistas por pautas), além de levantamento secundário (documentos e leis que ampararam a criação da Unidade de Conservação). Obteve-se, como resultado desta pesquisa um aparato teórico que dialoga entre si, principalmente em relação as temáticas poder, território, territorialidade e unidade de conservação, e diagnosticou-se os grupos de poder que estiveram envolvidos diretamente com a criação do PEVRI, no entanto, os interesses desses grupos de poder, ao mesmo tempo que os territorializou materializou o território da Unidade de Conservação.

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Biografia do Autor

Débora Cristina Macorini Ocon, UEM/UNICENTRO
Licenciada e Bacharel em Geografia pela UFMS, especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela FIOCRUZ através da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Mestre em Geografia pela UFGD e Doutoranda em Geografia pela UEM. Atualmente é professora do ensino fundamental e médio, tendo lecionado no ensino superior e pós-graduação (nível de especialização), as pesquisas estão voltadas a reflexão sobre questões ambientais e sustentabilidade, atividade turística, transformação sócio-espacial regional e grupos de poder.
Publicado
2016-12-31
Seção
Artigos