O USO DA MAQUETE E A RELAÇÃO COM O ENSINOAPRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Nicéia Ferreira Rêgo Universidade Estadual de Maringá
  • Fernando Luiz de Paula Santil IG/UFU - Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Monte Carmelo (MG) Grupo de estudos GAVICH - (34) 3810-1037
  • Claudivan Sanches Lopes PGE - UEM
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Maquete, Raciocínio Geográfico

Resumo

Este artigo propõe analisar a concepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em relação a utilização de maquetes no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Geografia, apontando sua importância como recurso didático, suas possibilidades e limitações no cotidiano escolar em relação ao desenvolvimento e suas habilidades cognitivas. O estudo fará comparações de maquetes identificadas por cores e maquetes totalmente brancas, visando reconhecer possíveis diferenças na compreensão dos alunos. O trabalho consistiu em desenvolver a teoria aliada à prática nos conteúdos de Geografia, em específico o relevo e a hidrografia. Buscou-se, por meio da construção de maquetes, verificar o nível de aprendizagem com as atividades desenvolvidas. O estudo empírico contou com a participação de vinte e oito alunos. Observou-se que a principal importância da maquete como recurso didático pedagógico é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem diferenciando-se de outros recursos por proporcionar a visualização de forma tridimensional, propiciando o desenvolvimento cognitivo por meio do processo de assimilação e acomodação definidos por Jean Piaget em favor do raciocínio geográfico. A pesquisa realizou-se no colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, em Campo-Mourão-PR.

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Biografia do Autor

Nicéia Ferreira Rêgo, Universidade Estadual de Maringá
Mestranda em Geografia, Programa de Pós-graduação da UEM
Claudivan Sanches Lopes, PGE - UEM
Professor Doutor
Publicado
2018-07-11
Seção
Artigos