IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE- CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO/PR

  • Tatiane Paiz Farezin Unioeste
  • Najla Mehanna Mormul UNIOESTE
Palavras-chave: formação de professores, Curso de Geografia, Ensino e aprendizagem

Resumo

A temática abordada neste estudo refere-se à formação de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- campus de Francisco Beltrão. Visamos investigar o processo de formação dos discentes do 4º ano de Geografia/Licenciatura, turma 2015, com a finalidade de entender qual a compreensão que possuem em relação à formação que obtiveram durante o curso e se eles se consideram capacitados em colocar em prática os conhecimentos adquiridos e/ou (re) elaborados ao longo do processo formativo. Para o apresto deste artigo realizamos pesquisa bibliográfica nos amparando fundamentalmente em: Campos (2012), Cavalcanti (2002), Girotto &Mormul (2014), Oliveira (2015), entre outros, para qualificar as discussões apresentadas. Também realizamos pesquisa empírica através de questionários com os discentes do 4º ano e docentes do curso de Geografia/Licenciatura. A partir da pesquisa foi possível constatar algumas fragilidades que podem ser resolvidas pelo próprio curso como: maior carga horária de disciplinas voltadas à formação de professores e, também maior articulação entre as disciplinas do curso. Salientamos ainda a existência de outras demandas que exigem investimentos financeiros associados, principalmente, à melhoria da infraestrutura e das condições de trabalho dos professores, ou seja, questões relacionadas ao papel do Estado como gestor da educação pública e gratuita paranaense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Paiz Farezin, Unioeste
Licenciada em Geografia pela Unioeste campus de Francisco Beltrão/PR.
Najla Mehanna Mormul, UNIOESTE
Professora Adjunto do Curso de Goegrafia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, professora de Estágio Supervisionada em Geografia.
Publicado
2017-08-03
Seção
Artigos