METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO APLICADA NOS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM LONDRINA-PR

  • Adriana Macedo Patriota Faganello Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Andrea Sartori Jabur Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Alfredo Iarozinski Neto Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Paulo Sergio Faganello Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
Palavras-chave: Metodologia da Problematização, Projeto de extensão, Ensino de Engenharia

Resumo

O artigo reflete sobre a Metodologia da Aprendizagem da Problematização (MP) aplicada em um projeto de extensão universitária no curso de engenharia tendo como objetivo verificar as potencialidades e limitações através do pensamento crítico, uma descrição de experiência de cunho epistemológico. Para o desenvolvimento da MP foi utilizado o Arco de Maguerez, contemplando as cinco etapas: observação da realidade e definição de um problema de estudo, definição dos pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. O estudo de caso foi realizado no Projeto Edificar que tem como objetivo geral projetar, planejar e executar a construção de uma habitação de interesse social, para famílias de baixo poder aquisitivo a partir do desenvolvimento de uma tecnologia social. Com a aplicação da MP, é possível afirmar que o papel do professor é essencial como facilitador da aprendizagem, proporcionando suporte e direção, tornando os alunos confiantes, proativos, desenvolvendo liderança participativa e democrática. Os alunos desenvolveram técnicas inovadoras e através da transdisciplinaridade aprenderam na prática a teoria da sala de aula, trabalhando valores, competências e habilidades se tornando um profissional diferenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Macedo Patriota Faganello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Engenheira Civil com Mestrado em Saneamento e Construção Civil

Andrea Sartori Jabur, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Engenheira Civil com Mestrado em Geografia, Doutorado em Engenharia Florestal e Pós-Doutorado em Recursos Hídricos e
Saneamento Básico.

Alfredo Iarozinski Neto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Engenheiro Mecânico com Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Ciências na Universidade Paul Cezánne (Université d'Aix-Marseille III)
Paulo Sergio Faganello, Centro Universitário Filadélfia de Londrina - UniFil
Professor do Centro Universitário Filadélfia de Londrina, Licenciado em Educação Física com Especialização em Fisiologia do Esforço.
Publicado
2018-07-11
Seção
Artigos