METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO APLICADA NOS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM LONDRINA-PR
Resumen
O artigo reflete sobre a Metodologia da Aprendizagem da Problematização (MP) aplicada em um projeto de extensão universitária no curso de engenharia tendo como objetivo verificar as potencialidades e limitações através do pensamento crítico, uma descrição de experiência de cunho epistemológico. Para o desenvolvimento da MP foi utilizado o Arco de Maguerez, contemplando as cinco etapas: observação da realidade e definição de um problema de estudo, definição dos pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. O estudo de caso foi realizado no Projeto Edificar que tem como objetivo geral projetar, planejar e executar a construção de uma habitação de interesse social, para famílias de baixo poder aquisitivo a partir do desenvolvimento de uma tecnologia social. Com a aplicação da MP, é possível afirmar que o papel do professor é essencial como facilitador da aprendizagem, proporcionando suporte e direção, tornando os alunos confiantes, proativos, desenvolvendo liderança participativa e democrática. Os alunos desenvolveram técnicas inovadoras e através da transdisciplinaridade aprenderam na prática a teoria da sala de aula, trabalhando valores, competências e habilidades se tornando um profissional diferenciado.Descargas
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Publicado
2018-07-11
Número
Sección
Artigos
declaracao