PENSAMENTO SOCIAL DE CARIOCAS E BAIANOS ACERCA DE VIAGENS TURÍSTICAS NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Resumo

As experiências turísticas abarcam variáveis políticas, sociais e econômicas, o que faz do turismo um objeto social complexo e bastante relevante. Esse setor influencia a economia dos países movimentando capital, gerando consumo e empregos. Sabe-se que tanto a Bahia quanto o Rio de Janeiro são estados brasileiros que se destacam no que se refere ao turismo e, por isso, objetivo dessa pesquisa é demonstrar o pensamento social de cariocas e baianos acerca de viagens turísticas a partir do enfoque teórico do campo de estudos das representações sociais e, mais precisamente, sua subteoria, a teoria do núcleo central. O método abarca a técnica das evocações livres a partir do termo indutor viagem coletado em uma amostra composta por 160 participantes, sendo 80 baianos e 80 cariocas. A análise dos dados se deu pela análise prototípica e análise de similitude. Os resultados apontam uma representação comum a ambos os grupos acerca da viagem como algo associado a praias e diversão, porém com diferenças, uma vez que os cariocas apresentam ideias mais operacionais enquanto os baianos, mais afetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Mendonça, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (Cultura e Turismo) pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC/BA (2012). Graduado em Psicologia pela Universidade Tiradentes UNIT/SE (2004/2005). Professor do instituto de psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Rafael Pecly Wolter, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em psicologia pela Universidade de Paris V (René Descartes) (2004) e Master Recherche em Psicologia Social pela Universidade de Paris V (René Descartes) (2005). Professor-Titular da Universidade Federal do Espírito Santo.

Thamiris Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia (2014), Mestrado (2016) e Doutorado (2020) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Substituta do Instituto de Psicologia desta mesma Universidade.

Publicado
2021-07-28
Seção
Artigos