EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA REFLEXÃO A LUZ DOS CONCEITOS DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS E COMUNIDADE DE PRÁTICA
Resumo
Este estudo de carater teórico realizado por revisão bibliográfica tem por objetivo reunir argumentos que chamem atenção para a importância da Geografia consolidar sua contribuição para a aprendizagem cientifica na educação básica. Para isso reflete-se sobre o modo como comumente o conhecimento é abordado em sala de aula apontando o que acreditamos ser limites para então trazer uma proposta de metodologia ativa a partir do ensino por investigação gestada a luz dos conceitos de comunidade de prática (LAVE; WENGER, 1991), práticas epistêmicas (SANDOVAL, 2005) e situação geográfica (SILVEIRA, 2006). Acredita-se que o ensino por investigação fornece subsídios para consolidar competências metacognitivas nos sujeitos aprendizes ao possibilitar um processo de ensino aprendizagem contextualmente ancorado e cientificamente amparado. Por esse motivo buscou-se elencar práticas epistêmicas importantes do fazer geográfico que possuem potencial pedagógico para serem apropriadas na educação básica, como ferramentas para promoção da aprendizagem científica dos sujeitos aprendizes e consequentemente de sua formação cidadã.