EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA REFLEXÃO A LUZ DOS CONCEITOS DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS E COMUNIDADE DE PRÁTICA

  • Diego Martins da Cruz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Valéria de Oliveira Roque Ascenção Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Résumé

Este estudo de carater teórico realizado por revisão bibliográfica tem por objetivo reunir argumentos que chamem atenção para a importância da Geografia consolidar sua contribuição para a aprendizagem cientifica na educação básica. Para isso reflete-se sobre o modo como comumente o conhecimento é abordado em sala de aula apontando o que acreditamos ser limites para então trazer uma proposta de metodologia ativa a partir do ensino por investigação gestada a luz dos conceitos de comunidade de prática (LAVE; WENGER, 1991), práticas epistêmicas (SANDOVAL, 2005) e situação geográfica (SILVEIRA, 2006). Acredita-se que o ensino por investigação fornece subsídios para consolidar competências metacognitivas nos sujeitos aprendizes ao possibilitar um processo de ensino aprendizagem contextualmente ancorado e cientificamente amparado. Por esse motivo buscou-se elencar práticas epistêmicas importantes do fazer geográfico que possuem potencial pedagógico para serem apropriadas na educação básica, como ferramentas para promoção da aprendizagem científica dos sujeitos aprendizes e consequentemente de sua formação cidadã.

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Bibliographies de l'auteur

Diego Martins da Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando pelo programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Estadual de Minas Gerais. Professor da educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil Integrante do GEPEGEO (Grupo de Pesquisa e Ensino em Geografia). diego.martins.cruz@educacao.mg.gov.br
Valéria de Oliveira Roque Ascenção , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Doutora  em  Geografia  e  Análise  Ambiental pela  Universidade  Federal  de  Minas  Gerais (UFMG).    Professora   do   Programa   de   Pós-Graduação  em  Geografia  da  UFMG,  Instituto de Geociências. valeriaroque@gmail.com
Publiée
2023-12-19