EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUSTENTABILIDADE: PROMOVENDO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E PRÁTICAS ECO-RESPONSÁVEIS POR MEIO DO PLOGGING
Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar o processo do ensino de práticas corporais de aventura ao ar livre por meio do Plogging na formação dos estudantes durante as aulas de Educação Física. Para alcançar esse propósito, foram realizadas intervenções ao longo de 10 aulas, com uma turma de 32 estudantes do 3º ano do ensino médio. As aulas abordaram conceitos sobre práticas corporais de aventura ao ar livre e Plogging, identificação de comportamentos, atitudes e modalidades que permitem a preservação ambiental na realidade dos estudantes e a prática efetiva da modalidade. As informações foram coletadas por meio de diários de campo durante todas as sessões e analisadas a partir dos preceitos teóricos/metodológicos de Minayo (2010). Como resultado, observou-se que os estudantes demonstraram engajamento positivo nas atividades, o que ajudou a ampliar o conhecimento sobre o tema. Também podemos concluir que a integração do Plogging ao currículo da Educação Física não apenas incentiva a prática de atividades físicas, mas também fomenta a conscientização ambiental e a responsabilidade social entre os estudantes.
Palavras-chave: Educação física. Plogging. Consciência ambiental