HOSPITALIDADE E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS NO HOTEL SESC DE CALDAS NOVAS, GOIÁS, BRASIL
Resumo
A responsabilidade social dos hotéis transforma não apenas o estabelecimento, como também ocasiona o apoio da sociedade e a promoção da sustentabilidade ambiental do entorno hoteleiro. Diante disso, este estudo visa refletir sobre a hospitalidade e as práticas socioambientais no hotel do Serviço Social do Comércio (SESC) – Caldas Novas, Goiás, Brasil e identificar, no universo baseado na economia, no consumo sustentável e no turismo, as práticas socioambientais empregadas por diversos atores envolvidos na rotina do hotel. Como percurso metodológico, a pesquisa pautou-se na entrevista semiestruturada com 30 funcionários do hotel, com o intuito de levantar informações sobre a execução dos serviços e a prática sustentável adotada pelo Hotel Sesc. Pelo fato de o valor de prestígio ser um elemento-chave na indústria da hospitalidade e turismo, evidenciaram-se o funcionamento, a estrutura e os meios economicamente corretos e assumidos pelo Hotel Sesc como respeito ao meio ambiente e à sociedade. Como resultados, concluiu-se que o referido empreendimento do destino turístico termal avança ao estabelecer metas e ações ecológicas, agregar valor à economia e enfatizar a hospitalidade e o respeito ao turismo sustentável.
