CHEGAMOS AO ENSINO MÉDIO, E AGORA? A PERSUASÃO ATRAVÉS DE METÁFORAS VISUAIS E TEXTUAIS EM UMA PROPAGANDA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Resumo
O Novo Ensino Médio (NEM) é uma ação do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação, implantada em todo o território nacional a partir de 2022. O modelo, conforme previsto por pesquisadores (Silva e Boutin, 2018; Ferreira e Ramos, 2018; Pfeiffer e Grigoletto, 2018; Costa e Silva, 2019; Sussekind, 2019; Farias, 2020, entre outros), não se sustentou, levando à sua revogação em 2023. Entretanto, várias propagandas sobre essa reforma foram lançadas por órgãos oficiais, com o objetivo de apresentar as ações e persuadir os sujeitos envolvidos no processo educacional de que a implementação da reforma resolveria os problemas. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar uma das propagandas desenvolvidas para divulgar o NEM, buscando entender como ocorre o processo de metáfora (tomada aqui como figura de linguagem) e os efeitos metafóricos visuais e textuais (Pêcheux, 1990; Orlandi, 2005) na propaganda. Os resultados sugerem que os efeitos metafóricos textuais presentes na propaganda estão ligados a expressões neoliberais que atribuem total responsabilidade ao sujeito, sem considerar contextos sócio-históricos, além de derivas de sentido que tratam a educação como mercadoria. Tais questões reverberam em diversas áreas do conhecimento, abrangendo desde as ciências exatas até as ciências humanas.
