AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO ESPORTIVO NA ESCOLA POR MEIOS DOS ESPORTES DE REDE NÃO CONVENCIONAIS

  • Tathiane Apfelgrün Heimoski UEM
  • Antonio Carlos Monteiro de Miranda

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar como a inserção dos esportes de rede não convencionais nas aulas de Educação Física numa turma de 4o ano do Ensino Fundamental pode contribuir para a formação dos estudantes para além dos esportes tradicionais.  Participaram da pesquisa 29 estudantes da escola Municipal Anísio Teixeira, no Município de Curitiba-PR. Os dados foram coletados durante a aplicação de uma sequência didática com 11 aulas contemplando as seguintes modalidades: Peteca, Manbol, Sorvebol, Badminton, Mirimbol e Beach Tennis. Para melhor compreensão, dividimos a sequência em 4 momentos: apresentação do tema, prática dos Esportes de Rede não convencionais,  criação e prática de um novo jogo e Avaliação. As informações foram coletadas através de um diário de campo e registros fotográficos, sendo organizados por meio de alguns elementos da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Como resultado da pesquisa observou-se grande interesse e participação dos estudantes, com estes aprendendo conceitos, procedimentos e atitudes referentes às modalidades desenvolvidas. Além disso, eles conseguiram associar esses conhecimentos a outros conteúdos estudados, baseando-se na lógica interna dos esportes. Com base nesses resultados, é possível concluir que os esportes não convencionais são viáveis e devem ser desenvolvidos na escola. Além disso, a oferta de uma variedade esportiva agrega novos conhecimentos aos estudantes e contribui para a legitimação da disciplina.

Palavras-chaves: Educação Física Escolar, Esporte, Esportes não convencionais.

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Publicado
2025-12-16
Seção
Artigos