AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

RELAÇÕES IMBRICADAS

  • Gilma Souza Oliveira Secretaria do estado da Bahia / Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • José Francisco do Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia,Universidade Tecnológica Federal do Paraná [https://ror.org/002v2kq79]

Resumo

Este artigo discute como a construção positiva da identidade étnico-racial da população negra pode contribuir para o desenvolvimento social do Brasil. Dessa forma, o objetivo é analisar como a valorização da população afrobrasileira pode contribuir para o desenvolvimento do país. Para alcançar esse objetivo, foram realizados estudos e discussões teóricas nas áreas do desenvolvimento humano, das relações étnico-raciais e das identidades e diferenças. Logo, trata-se de um estudo pautado em autores, como Moore (2005), Souza (2005) e Mbembe (2014). Como resultado, foi constatado que a escravidão e os legados deixados por ela reverberam até os dias atuais e são fatores que impedem o avanço do país. Além disso, o alto índice de analfabetismo, registrado principalmente em meio à população afro-brasileira — devido à exclusão que esse grupo sofre em todos os espaços sociais, inclusive na educação, por questões de racismo — também é um fator que corrobora para esse cenário de atraso. Concluiu-se que a aceitação, a afirmação e a valorização da história e da cultura do povo negro contribui para que o Brasil se desenvolva em todos os aspectos.

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Biografia do Autor

Gilma Souza Oliveira, Secretaria do estado da Bahia / Universidade Federal do Oeste da Bahia

Mestra em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) campus Barreiras. É professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção pela Rede Estadual de Ensino da Bahia. Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UNEB- Universidade do Estado da Bahia (2017) e Técnica em Meio Ambiente pelo IFBA- Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (2015).

José Francisco do Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia,Universidade Tecnológica Federal do Paraná [https://ror.org/002v2kq79]

Atualmente é docente Adjunto, padrão III, nível C, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR, campus Apucarana, do Departamento Acadêmico de Humanidades - DAHUM -AP, atuando nos temas ligados às Relações Étnicos Raciais, História Africanas e História e Cultura Afro-brasileira e na relação Brasil e Angola no processo de independência angolana. É ainda Docente dos Programas de Mestrado em Ciência Humanas e Sociais e do Mestrado em Ensino, ambos na Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, campus Barreiras.

Publicado
2025-12-15
Seção
Dossiê Interculturalidade e Educação Popular: possibilidades didáticas