GINGA E RESISTÊNCIA: DO SOM DO BERIMBAU À SONORIDADE DA SABEDORIA ANCESTRAL DA CAPOEIRA ANGOLA, UM MOVIMENTO CONTRA A DISCRIMINAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO

Resumo

Fruto da disciplina “Interculturalidade e Educação Popular: saberes afro-ameríndios decoloniais” e do programa Fala Mestres, este texto apresenta as experiências vivenciadas por um grupo de doutorandas em Educação. Unidas pela palavra “amor” – escolhida como base durante uma dinâmica da disciplina –, elas se dedicaram a aprofundar seus estudos com o Mestre Aranha, referência na Capoeira Angola em Uberaba, Minas Gerais. O grupo reconhece o potencial da Capoeira Angola como recurso pedagógico para a transformação social e de luta contra a discriminação institucional na educação. O objetivo é refletir sobre esse potencial, com base nas experiências vivenciadas com o mestre. A metodologia adotada é a Bionarrativa Social, que valoriza aspectos culturais e saberes locais em diálogo com a biodiversidade. A pesquisa inclui revisões bibliográficas, visitas e observações em rodas de capoeira, além do diálogo com o Mestre Aranha. A síntese da pesquisa revela a Capoeira Angola como um espaço inclusivo e universal, com inúmeros benefícios para seus participantes e para a sociedade. Além de ancestral, a Capoeira Angola é uma atividade secular que mantém a tradição, a luta contra a discriminação e vivência a prática da equidade – pontos fundamentais em um ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviane dos Santos Malaquias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2024 - ), mestre em Arte-Educação (2016-2018), pós-graduada em História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2009-2011) e pós-graduanda em Tradução de Língua Inglesa (2011-2013). Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atua como professora de artes visuais na Escola Estadual Professor Inácio Castilho (2009 -) e Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho (2012 - ) na cidade Uberlândia-MG.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1438078381468685

Márcio Elísio Veloso

Mestre de Capoeira Angola do Centro Cultural Capoeira Angola Tradição. Cadastrado pelo Iphan: https://capoeira.iphan.gov.br/user/infor/5639. 

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da UNICAMP, com estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de Sorocaba, supervisionado pelo Prof. Dr. Marcos Reigota (PPGE/Uniso). Mestre em Educação e Licenciado em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba. Realizou aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior na Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde atua na graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação), além de ocupar o cargo de Diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural (06/2023 - Atual) e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFTM (08/2025 - Atual).

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4448159104632472

Eliane Nascimento Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triâgulo Mineiro, Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, -PPGEn/UESB, tendo como objeto de pesquisa A TIC na Educação do Campo. Pós-Graduada em Mídias na Educação, UESB, 2022. Pós-Graduada em Gestão Escolar e Educacional, FACEI. Especialização em Coordenação Escolar Pedagógica -EaD-UFBA. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica, UNIBAHIA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Atuação como Diretora e Vice-Diretora em escolas da Modalidade Tempo Integral. Professora do quadro efetivo do Município de Vitória da Conquista/BA.

Luciana Ferreira dos Santos Vaz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (1993) e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em 2012. Pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2017) e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) (2018). Atua como enfermeira (1995) e como professora (1998) do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ambos os cargos, desde 2012, no Centro de Educação Profissional (CEFORES) até a presente data. 

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5459037941777903

Publicado
2025-12-15
Seção
Dossiê Interculturalidade e Educação Popular: possibilidades didáticas