A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COM SENSOR DE MOVIMENTO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE MARINGÁ
Abstract
RESUMO: Esta pesquisa buscou analisar como os professores de Educação Física da Rede Municipal de Maringá avaliam o uso de jogos com sensor de movimento nas aulas. Na metodologia, caracterizada como descritiva, utilizou-se o método de pesquisa-ação (THIOLLENT, 2004). No total participaram do estudo 44 professores nas diferentes fases da pesquisa, como instrumentos de coleta foram usados questionários, relatórios e diário de campo. Por meio dos resultados, observamos que o professores participantes da pesquisa não conheciam o tema e todas as possibilidades do jogar, no início da pesquisa, e no final dos encontros junto as respostas dos questionários, conclui-se que é relevante adaptar os jogos com sensor de movimento em aulas de educação física escolar, para que se tenha uma ampliação das capacidades e experiências do aluno e que só será possível, caso haja mais discussões sobre formas de incluir e baratear estes jogos, além de capacitar os professores para a utilização destes recursos como ferramentas pedagógica de ensino.