A DANÇA FOLCLÓRICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE MARINGÁ-PR
Resumen
Esta pesquisa buscou analisar a dimensão que os professores de educação física da rede municipal de Maringá-PR assumem no espaço escolar com relação as danças folclóricas no processo de formação das crianças do ensino fundamental anos iniciais. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a 53 professores da rede de diferentes regiões da cidade, os temas levantados variavam desde o perfil dos participantes como idade, local de formação, bem como temas de como trabalham as danças nas aulas de educação física. Após a coleta os dados foram tratados e tabulados de acordo com categorias de análise propostos por BARDIN (2013). Os resultados mostraram que mesmo com toda dificuldade em tratar o tema na escola os professores se identificam com a proposta e trazem um olhar positivo sobre a proposição do ensino das manifestações folclóricas dançantes como uma forma de possibilitar aos educandos o acesso significativo ao conhecimento das manifestações folclóricas como forma de expressão da cultura popular.
Palavras-Chave: Dança Folclórica; Escola; Professores