ANÁLISE DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS EM JOGO E DOS EFEITOS DE SENTIDOS EM MEMES NAS REDES SOCIAIS

  • Keila Brito dos Santos Alba UEM
  • Hillary Keity de Gois Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá - UEM

Abstract

O corpus do presente trabalho é constituído por materialidades, no caso memes, relacionadas ao acontecimento digital batizado de “Taxaad”, remontando à prática milenar de cobrança de impostos e taxação indiscriminada, a partir do nome do atual Ministrado da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, responsável pela Lei 14.902/2024, em vigor desde o dia 1º de agosto de 2024, a qual estabeleceu a taxação de compras internacionais de até US$ 50, popularmente conhecida como “Taxa das Blusinhas”. A proposta do presente artigo é analisar, considerando os estudos na Análise de discurso materialista, os sentidos em funcionamento em memes que circularam nesse período. Ao analisar os memes no espaço digital, em meio a condições de produção nas quais a mídia brasileira veiculou a notícia da nova lei de taxação, objetiva-se compreender a tensão paráfrase, polissemia e efeito metafórico da/na imbricação verbo-visual constitutiva dos memes e os efeitos de sentidos produzidos a partir da análise de dois memes, eleitos para o presente artigo, diante do grande destaque na mídia digital, dentre os muitos presentes do movimento digital “Taxaad”. Para tanto, o nosso referencial teórico considerará os estudos na área (Pecheux, 1990; Orlandi, 2015; Lagazzi, 2015; Dias, 2016), baseados no fato de que diferentes discursos devem ser mobilizados e produzem justamente o encontro entre uma atualidade (a emergência de uma série de memes sobre “Taxaad”) e uma memória (que é retomada e é atrelada a filmes/produções audiovisuais conhecidas e mobilizadas para um efeito-riso), de modo que se engendre o acontecimento discursivo em análise. Consideramos o processo de construção de produções grosseiras (efeito bagaceira), sobreposições de imagens, sentidos em disputa, o jogo entre a memória e a atualização de sentidos provenientes do material. Como resultado, notamos que o efeito metafórico, isto é, os deslizamentos de sentidos se dão tanto no verbal quanto na imagem constitutiva do material. Os memes funcionam como recortes estratégicos, a fim de projetar representações (negativas) de cunho político, que não apoiam ou defendem o movimento. Ou seja, os memes produzem um efeito - crítica à taxação e funcionam como tomadas de posições desfavoráveis à nova lei. Percebemos também que a produção de gestos de leitura, por parte do leitor, é possível a partir de uma ancoragem na memória que dá visibilidade ao jogo entre paráfrase e polissemia - uma vez que “Taxaad” entra no lugar de títulos de filmes e produções culturais, a saber: Madagascar passa a ser “Mandataxar”, bem como “O Exterminador do futuro” passa a ser “Taxador do futuro”. Ademais, no lugar de imagens/personagens dos filmes, emerge a formulação visual do ministro Fernando Haddad, produzindo um efeito humorístico (sátira). Essa utilização da sobreposição de palavras e imagens já-vistas e relacionadas a produções culturais de massa produzem um efeito-saturação de críticas à taxação do ministro e “brinca” com o fato de que não será possível consumir produtos internacionais, diante da taxação entendida como descabida ou exagerada.

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Published
2025-07-14