MANDAGUARI NO CONTEXTO DA COLONIZAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ E A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES

  • Nestor Alexandre Perehouskei Universidade Estadual de Maringá
  • Bruno Luiz Domingos De Angelis Universidade Estadual de Maringá
  • Joao Vitor Meza Bravo Departamento de Geografia UEM

Resumen

O presente trabalho busca a partir da análise do processo histórico de colonização do Norte do Paraná, com enfoque no município de Mandaguari, compreender o planejamento de uma rede de cidades que sofreram influências britânicas, com a introdução do modelo de cidades jardins. Nesse contexto, a partir de revisão de literatura e reflexões sobre os temas afins, o objetivo desta investigação foi identificar e compreender a importância das áreas verdes naquele período de colonização. Dos cinturões verdes inicialmente definidos, com o intuito de limitar o crescimento das cidades, bem como integrar as atividades cidade-campo, verificou-se que atualmente esses objetivos não foram alcançados, pois além das cidades terem sido organizadas de forma isolada, a sistematização de grandes propriedades de terras e mecanização da agricultura, provocou o processo de evasão demográfica nas pequenas cidades, como Mandaguari, em direção às cidades médias e grandes centros urbanos e, os processos de urbanização que determinaram mudanças nas Leis de uso e ocupação do solo, determinaram a expansão desenfreada das cidades, provocando graves impactos ambientais e desarmonia paisagística. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de pesquisas que possibilitem novas intervenções para a melhoria da qualidade ambiental, e consequentemente, da qualidade de vida das comunidades envolvidas, na perspectiva coletiva e igualitária.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Nestor Alexandre Perehouskei, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Graduado em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Rio de Janeiro-RJ.; Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Ambiental e Regional pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista da CAPES. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em planejamento urbano (GEPPUr) – (UEM) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas e Gestão Educacional (GEPPGE) – (UEM)

Bruno Luiz Domingos De Angelis, Universidade Estadual de Maringá
Docente do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Docente e Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Joao Vitor Meza Bravo, Departamento de Geografia UEM
Acadêmico do curso de graduação em Geografia (bacharelado) e Geografia (licenciatura) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista PIBIC da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
Publicado
2011-12-16
Sección
Artigos