REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS DO HINTERLAND SERGIPANO EM “PRAEFECTURA DE CIRÎIÎ VEL SEREGIPE DEL REY CUM ITÂPUAMA”, GEORG MARCGRAF, 1647

  • Bruno Andrade Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

Resumen

O presente escrito constitui-se em uma análise acerca de um mapa holandês intitulado “Praefectura de Cirîiî vel Seregipe del Rey cum Itâpuama”, editado em 1647 por Georg Marcgraf, cartógrafo da Companhia das Índias Ocidentais. Um registro que pode ser visualizado em locais de pesquisa nacionais e internacionais durante o levantamento de fontes proposto no âmbito do Projeto de Pesquisa “Das minas de prata a outros interesses: pensamento geográfico e geografia histórica de Itabaiana – fontes e temas relativos à formação de seu território”; e, cuja leitura e descrição dos elementos gráficos possibilitou a identificação de temas presentes no processo de colonização do território brasileiro. A priori, aspectos fisiográficos, como formações geomorfológicas e cursos fluviais; bem como, rastros de uma inicial ocupação humana, que fornecem hipóteses e interpretações sobre a formação do hinterland sergipano. O mapa sendo considerado enquanto discurso, e desse modo, capaz de desvelar relações sociais, interesses, contradições, conflitos e dinâmicas espaciais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Bruno Andrade Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe
Graduando em Geografia desde 2013; membro do Grupo de Pesquisa "Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais" (NPGEO/UFS/CNPq) entre 2014 e 2016. Bolsista de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa "Das minas de prata a outros interesses: pensamento geográfico e geografia histórica de Itabaiana-fontes e temas relativos a formação de seu território', entre 2014 e 2016. Atualmente é integrante do Programa de Educação Tutorial (PET Geografia), no Campus Universitário "Professor Alberto Carvalho", Universidade Federal de Sergipe.
Publicado
2017-08-03
Sección
Artigos