O USO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA DIDÁTICA-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS
Resumen
O presente artigo resultante do trabalho de conclusão de curso, apresenta as possibilidades e os limites do uso do celular smartphone, em sala de aula, como ferramenta didático-pedagógica no processo ensino-aprendizagem em Geografia. Buscou-se, assim, inserir e avaliar, por meio da metodologia da pesquisa-ação essa nova tecnologia no ensino dos alunos do Centro Comunitário Madre Rafaela Ybarra, na cidade de Marialva, Paraná, vinculado do Programa Jovem Aprendiz do Centro de Tecnologia de Maringá (SENAI-CTM), afeto ao sistema S. Verificou-se que a inserção do smartphone no ensino de conteúdos geográficos pode ser viável, desde que haja condições de trabalho adequadas e acesso à internet. Com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e por meio da internet tem-se a possibilidade de acessar a rede de computadores com o uso de tecnologias móveis na educação. A tecnologia móvel, apesar de certos limites, oferece possibilidades para um avanço qualitativo no ensino nas mais diversas áreas do saber. Trata-se, sem dispensar a mediação docente, de uma importante ferramenta que pode contribuir significativamente na forma de adquirir novos conhecimentos.