OS CAMINHOS DE FERRO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ASCENSÃO E QUEDA- 1860-1990.

  • Emerson Ribeiro URCA- UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI/CE
Palavras-chave: Ferrovia, Transporte, Território, Circulação, Café

Resumo

O artigo em questão aborda uma historiografia do desenvolvimento do Estado de São Paulo com a chegada da Ferrovia, e como este se insere no contexto nacional, como uma locomotiva econômica no inicio do século XX, baseada anteriormente nas mulas para o transporte de café, passando pela ferrovia chegando industrialização automobilística. O desejo da República em ligar o litoral paulista ao planalto eram claras, a necessidade do transporte principalmente do café, como produto agrícola que se estendia rumo ao oeste paulista, e as dificuldades do transporte baseado em tração animal, alimentava a intenção da República como da Província Paulista em construir a primeira estrada de Ferro no Brasil que vencesse a Serra do Mar. Sabendo que o produto em exportação “café” era bem aceito na Europa, a preocupação era de transportar em grandes quantidades até o Porto de Santos o grão precioso. Essa ascensão econômica baseada em um só produto, mais tarde, tem o seu preço, os seus custos elevados e a chegada do automóvel, junto a isso tudo, a falta de planejamento territorial, faz com que as linhas férreas, entrem em declínio devido à modelagem do capitalismo em renovar as suas bases produtivas.

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Biografia do Autor

Emerson Ribeiro, URCA- UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI/CE

Emerson Ribeiro professor efetivo assistente de Geografia da Universidade Regional do Cariri-URCA/CE Doutorando em Geografia na Universidade de São Paulo-USP - CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6808110433438335
Universidade Regional do Cariri - URCA/ CE
Departamento de Geociências
Curso de Geografia
Rua Cel. Antônio Luiz, 1161
63105-000 Crato - CE, Brasil

Publicado
2012-12-20
Seção
Artigos