A APTIDÃO TECNOLÓGICA DOS ALUNOS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Solange Aparecida Loch
  • Virgilio Manuel Bernardino
  • Juliano Domingues da Silva

Resumen

Compreender a percepção e o desempenho dos alunos sobre o uso de tecnologias para o ensino de geografia é um passo crucial para a disseminação e consolidação de novas metodologias entre os docentes. A principal contribuição desta pesquisa é aprofundar a compreensão dos fatores que afetam o aprendizado dos estudantes frente às novas tecnologias. A análise de regressão múltipla foi utilizada para analisar os dados recolhidos a partir de 44 alunos da turma de geografia do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Antonio Teodoro de Oliveira, Campo Mourão, PR. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário adaptado da escala de Technology Acceptance Model (TAM), apresentando a percepção dos alunos na utilidade e facilidade de uso do computador para pesquisas em sites de buscas, criação de vídeos e interação em redes sociais para disseminação de conteúdos. Além disso, este estudo investiga o efeito direto da aceitação da tecnologia por parte dos educandos e o seu desempenho escolar acerca do tema demografia e suas interconexões com o contexto social. Os resultados sugerem que a aceitação de tecnologias impacta diretamente no aprendizado dos alunos, além disso, verificou-se que os que possuem treinamento em informática alcançaram melhores desempenhos e que não há diferença no aprendizado em relação ao gênero.

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Biografía del autor/a

Solange Aparecida Loch
Acadêmica do curso de Geografia pela Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão.
Virgilio Manuel Bernardino
Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (Nemo), Membro do Grupo de Estudos Urbanos da Unespar/Campo Mourão e professor Assistente do Departamento de Geografia – TIDE da UNESPAR / Campus de Campo Mourão.
Juliano Domingues da Silva
Mestrando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá e professor da Faculdade de Campo Mourão - UNICAMPO.
Publicado
2015-12-16
Sección
Artigos