ANÁLISE DE INDICADORES SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS UTILIZANDO O SOFTWARE R: AVERIGUAÇÃO DA CONJUNTURA DE MUNICÍPIOS MARANHENSES

  • Aichely Rodrigues da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA -UFSC Pós-Graduação em Geografia
  • Rodrigo Lima Santos Universidade Federal de Goiás - UFG Intituto de Estudos Sócio-Ambientais - IESA
  • Breno Thiago Salgado Valadares Vieira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/CESI Secretária de Educação do Maranhão

Résumé

A qualidade ambiental e a humana estão diretamente relacionadas em uma determinada região, de forma que o crescimento econômico deve reduzir a exclusão social e promover a preservação ambiental. A pesquisa teve o objetivo de investigar os dez municípios de maior importância econômica no estado do Maranhão, a fim de constatar se o desenvolvimento econômico está retratando a qualidade de vida da população e a qualidade ambiental desses municípios. A pesquisa deu-se através da análise de indicadores socioeconômicos e de saneamento dos municípios de: Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Porto Franco, Santa Inês, São Luís e Timon. A população maranhense apresenta índices socioeconômicos muito abaixo da média brasileira, o que reflete tanto na qualidade ambiental como na saúde da população. A abordagem exploratória foi aplicada à pesquisa para realização do levantamento das variáveis socioeconômicas, ambientais e dos dados abordados pelos Objetivos do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As variáveis foram submetidas à análise de correlação múltipla, para detectar quais variáveis melhor se correlacionam. Detectamos que o crescimento populacional não está acompanhando proporcionalmente o acesso ao saneamento básico nas cidades investigadas. Concluímos que cabe ao poder público promover ações por meio de políticas públicas, especialmente, na Mesorregião Leste do estado, pois a melhoria da qualidade ambiental relativa a tais municípios contribuem para a diminuição da incidência de doenças infectocontagiosas, a queda na mortalidade infantil e a melhoria na qualidade de vida da população em vulnerabilidade social.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Aichely Rodrigues da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA -UFSC Pós-Graduação em Geografia
Possui graduação em Geografia e Especialização em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é doutoranda em Geografia pela UFSC. Pesquisadora na área de Utilização e Conservação de Recursos Naturais, com a linha de pesquisa em Análise Ambiental. Tendo o enfoque de pesquisa em bacia hidrográficas, análise ambiental e processo de eutrofização.Tem experiência como professora na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, bacias hidrográficas e qualidade da água. Pesquisadora do grupo Dinâmica Ambiental, Educacional e Cultural (DAEC) - UEMA/CESI, na linha de Planejamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos e membro do grupo de pesquisa Oceanografia Costeira e Geologia Marinha - UFSC, na linha Gestão Ambiental de Zonas Costeiras.
Rodrigo Lima Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG Intituto de Estudos Sócio-Ambientais - IESA
Mestrando em Geografia - IESA/UFG. Possui Especialização em Agricultura e Ambiente - CESI/UEMA (2016). Graduação em Geografia CESI - UEMA (2013). Foi professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/CESI (2014 - 2015). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e SIG. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Dinâmica Ambiental, Educacional e Cultural (DAEC), atuando nas linhas de pesquisa: Planejamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos e Cartografia Escolar e Ensino de Geografia. 
Breno Thiago Salgado Valadares Vieira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/CESI Secretária de Educação do Maranhão
Possui Especialização em Geografia aplicada à Educação Ambiental pelo CESI/UEMA (2016). Graduação em Geografia pelo CESI/UEMA (2015). Atualmente é professor de geografia da Secretária Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Dinâmica Ambiental, Educacional e Cultural (DAEC), atuando nas linhas de pesquisa: Planejamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos e Cartografia Escolar e Ensino de Geografia.
Publiée
2017-08-03
Rubrique
Artigos