O PAPEL DA ÁGUA PARA A PRÁTICA DE POLÍTICAS DISTINTAS POR PARTE DE ISRAEL ENTRE OS TERRITÓRIOS DA CISJORDÂNIA E DA FAIXA DE GAZA

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva IFNMG - Campus Salinas

Résumé

Este artigo trata de um resgate histórico de um importante período da história do conflito palestino-israelense delimitado pelo ínterim compreendido pelos Acordos de Oslo (1993) e a implementação do Plano de Retirada Unilateral de Israel (2005). Por intermédio de uma metodologia dedutiva, o artigo propõe uma avaliação do quadro de disponibilidade e consumo hídrico nos Territórios Palestinos Ocupados e em Israel no início dos anos 1990, no intuito de apresentar o papel dos recursos hídricos como motivador de práticas territoriais tão distintas por parte de Israel entre a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. O artigo não possui a pretensão de apontar a questão hídrica como único motivador do fazer geopolítico israelense, mas pretende problematizar os diferentes valores estratégicos dos territórios palestinos no que tange à oferta de água, visando à proposição de um olhar atento ao peso do recurso natural no subsolo da Cisjordânia como um entrave às pretensões palestinas. A escolha dos eventos delimitadores do ínterim analisado se deve à diferença observada no valor estratégico dos territórios palestinos analisados em sua ocasião, fato que motivou o levantamento de dados coerentes com o contexto histórico da época. O artigo chega ainda à conclusão de que os recursos hídricos do subsolo da Cisjordânia desempenham um papel muito relevante no que diz respeito à prática de políticas discriminatórias por parte de Israel sobre os Territórios Palestinos Ocupados.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Leonardo Luiz Silveira da Silva, IFNMG - Campus Salinas
Graduação em geografia, especialização em Gestão de políticas Sociais, mestre em Relações Internacionais, Doutor em Geografia.
Publiée
2017-12-29
Rubrique
Artigos