A PANDEMIA COVID-19, MUDANÇAS NO COMÉRCIO VAREJISTA E OS NOVOS ESPAÇOS DE CONSUMO

  • Márcio Roberto Ghizzo UTFPR
  • Marcelo Capre Dias UTFPR
  • Rosimeiri Naomi Nagamatsu UTFPR
  • Josiany Oenning Favoreto UTFPR

Résumé

O consumo é um processo social que, ao longo da história, tem sido responsável pela produção de espaços, principalmente físicos e urbanos. Do setor varejista, o segmento do consumo de vestuário é uma das particularidades do consumidor que mais revela seus comportamentos sociais. Porém, desde 2020, com o advento da Pandemia Covid-19, a prática de consumo sofreu intensa transformação, principalmente devido políticas de enfrentamento do avanço da doença e, consequentemente, também da produção dos espaços de consumo e de comércio. No setor terciário, quase todos os segmentos sofreram sobremaneira os impactos negativos da pandemia e, de forma muito intensa, o de vestuário. Neste sentido, o presente trabalho busca refletir sobre a influência que este tempo trouxe para o comércio varejista com ênfase no segmento do vestuário no Brasil. Os procedimentos técnicos empreendidos foram revisão bibliográfica, e os resultados analisados demonstraram que as mudanças vivenciadas nestes últimos anos trarão impactos permanentes, de modo que o consumo online veio para ficar, produzindo um novo espaço de consumo.

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Biographie de l'auteur

Márcio Roberto Ghizzo, UTFPR
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, com graduação e mestrado em Geografia pela mesma instituição. É integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização - NEMO (UEM/DGE) e tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade, população, consumo, mercado e urbanização. Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Apucarana.
Publiée
2022-12-24