A PANDEMIA COVID-19, MUDANÇAS NO COMÉRCIO VAREJISTA E OS NOVOS ESPAÇOS DE CONSUMO
Résumé
O consumo é um processo social que, ao longo da história, tem sido responsável pela produção de espaços, principalmente físicos e urbanos. Do setor varejista, o segmento do consumo de vestuário é uma das particularidades do consumidor que mais revela seus comportamentos sociais. Porém, desde 2020, com o advento da Pandemia Covid-19, a prática de consumo sofreu intensa transformação, principalmente devido políticas de enfrentamento do avanço da doença e, consequentemente, também da produção dos espaços de consumo e de comércio. No setor terciário, quase todos os segmentos sofreram sobremaneira os impactos negativos da pandemia e, de forma muito intensa, o de vestuário. Neste sentido, o presente trabalho busca refletir sobre a influência que este tempo trouxe para o comércio varejista com ênfase no segmento do vestuário no Brasil. Os procedimentos técnicos empreendidos foram revisão bibliográfica, e os resultados analisados demonstraram que as mudanças vivenciadas nestes últimos anos trarão impactos permanentes, de modo que o consumo online veio para ficar, produzindo um novo espaço de consumo.